MARIA CLARA - FIGUEIRA DA FOZ











A 9 de Outubro de 2009 o Jornal Expresso noticiava:
“Morreu no Porto a estrela da rádio portuguesa Maria Clara, célebre intérprete de êxitos musicais tais como 'Figueira da Foz', Marcha do Vapor, 'Marcha do Centenário', 'Zé Aperta o Laço', De lá para cá, entre outros”.
A 'Rainha da Rádio' de 1960, conhecida ela sua voz cristalina, foi também uma das vozes marcantes dos 'Serões para Trabalhadores', programa da ex Emissora Nacional.
Maria Clara estreou-se profissionalmente em 1943, na opereta 'A Costureirinha da Sé', penso que no Teatro Sá da Bandeira no Porto. Na altura a revista 'O Século Ilustrado' elogiou a performance de Maria Clara, que assim despontava para o estrelato.
A peça foi um sucesso e a editora Valentim de Carvalho convidou-a para gravar um disco nesse mesmo ano de 1943. Seguiu-se depois uma brilhante carreira na rádio.
Ainda na década de 40, representou Portugal no Festival Internacional de Rádio, em Marrocos, tendo feito também, várias digressões pelo Brasil.

Mas nem tudo foram flores na carreira desta cantora que curiosamente chegou a ser "chumbada" quando concorreu pela primeira vez à ex Emissora Nacional.
Diz-se que tal aconteceu talvez devido ao seu casamento com Júlio Machado de Sousa Vaz (pai), opositor ao regime de Salazar e Professor Catedrático de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que curiosamente era neto do ex-Presidente da República Bernardino Machado, hoje patrono da antiga Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz.
Após o seu casamento com o Prof. Júlio Machado de Sousa Vaz, Maria Clara foi viver para a cidade do Porto, deslocando-se a Lisboa, sempre que o seu trabalho artístico o exigia.
Maria Clara morreu no Porto a 1 de Outubro de 2009.

Já agora, sobre o seu filho, para quem não sabe, trata-se do famoso e brilhante professor universitário Júlio Machado Vaz, ilustre psiquiatra e bisneto do então Presidente da República Bernardino Machado, que por sinal passava férias regularmente na Figueira da Foz.
Júlio Machado Vaz (filho) doutorou-se em Psicologia Médica e foi Professor auxiliar do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, onde foi regente da cadeira de Antropologia Médica, e ainda hoje professor do Mestrado em Sexologia da Universidade Lusófona.
É também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, tendo sido feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, a 30 de Janeiro de 2006.
Tem participado em diversos programas de rádio e televisão, mantendo-se actualmente na Antena 1 (RDP) com o programa O Amor É… (com a jornalista Inês de Menezes) que vai para o ar de segunda a sexta e, aos domingos de manhã, em emissão alargada, que ouço regularmente com agrado e que recomendo.
É autor de mais de uma dezena de livros, cujos temas vão das relações interpessoais ao romance, passando pelo ensaio.

Voltando à sua mãe a saudosa Maria Clara.

Como todos sabemos, um dos seus maiores sucessos, para não dizer o maior, foi a canção "Figueira", música de Nóbrega e Sousa e letra do nosso conterrâneo António de Sousa Freitas.
Esta canção, com uma letra que descrevia de forma tão romântica e maviosa o ambiente ímpar da praia da claridade nos seus anos dourados do turismo balnear, e com aquela música, qual ode às férias felizes de gerações e gerações de portugueses, cantada pela voz melodiosa de Maria Clara, marcou para sempre o coração dos figueirenses e de milhares e milhares de veraneantes, que de todo o lado rumavam até aos encantos da Rainha das Praias de Portugal  … de finas areias, berço de sereias procurando abrigo.
Tratava-se de uma grande senhora. Sabia aliar um incrível bom gosto na forma como surgia elegantemente vestida a cantar com aquela voz tão rara e inconfundível. O registo da sua voz cativou o público. Uma voz de cambiantes maravilhosos, transmitindo uma sonoridade invulgar. A crítica elege-a na altura como “um novo estilo na música portuguesa”.
O tema “Figueira da Foz” ficou como um hino maravilhoso e legenda viva do património imaterial da nossa cidade.

Entretanto fiz uma breve recolha de informação pública e publicada sobre Maria Clara e a canção Figueira, enquanto símbolo/ícone representante incontornável da nossa cidade, tendo selecionado alguns depoimentos de outros tantos figueirenses a este propósito:

A Figueira da Foz, designadamente os seus autarcas, em matéria de reconhecimento de personalidades relevantes para a cidade, constitui um dos mais bizarros exemplos. Presta-se homenagem a quem nunca fez nada por esta cidade e atiram ao esquecimento grandes vultos que deviam ser motivo de orgulho para a nossa terra, como Maria Clara”;

“Calou-se a voz mais acarinhada pelos amantes da Figueira da Foz, aquela que levou mais alto a beleza do mar, da serra e das finas areias da nossa terra. Não há quem não conheça a linda canção da FIGUEIRA pela voz melodiosa de MARIA CLARA”;

“Calou-se a voz doce da mais bela canção que a Figueira já teve";

"Maravilhosa, cheia de poesia e beleza, uma música maviosa com uma melodia que tocava até aqueles que não são figueirenses". 
Um pouco por todo o país esta canção era trauteada e conhecida";

"Concordo que a Figueira tem que prestar uma grande homenagem póstuma à cantora, com a atribuição do seu nome a uma artéria importante da cidade”;

“É verdade, sempre que ouvia a canção Figueira sentia uma grande emoção e orgulho por ver tão bem retrata numa voz a nossa Figueira.
Esta canção será eterna para as gentes Figueirenses”.
"Figueira... Figueira da Foz... das finas areias... berço de sereias...", da autoria do compositor Nóbrega e Sousa e do figueirense António de Sousa Freitas, foi uma melodia que ficou célebre e correu mundo, divulgando o nome da Praia da Claridade".

Vem isto a propósito de um breve diálogo que tive com o Prof. Júlio Machado Vaz, na apresentação do seu último livro, ocorrido no Porto em Dezembro de 2018.
Confesso que fiquei um tanto indignado como figueirense, quando ele referiu que tinha sido contactado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pouco depois de sua mãe falecer (Outubro de 2009), para estar presente numa homenagem (mais que justa e justificada), a Maria Clara, com a atribuição de seu nome a uma rotunda (rotundo mau gosto, rua ou avenida teria sido mais apropriado) da cidade.
Segundo me referiu, só passados uns quatro meses a Câmara voltou a contactá-lo, para lhe dizer que a referida homenagem afinal já não se realizaria, com a justificação absurda, deselegante e indigna, de que a Câmara tinha mudado em resultado das eleições autárquicas.

Tal homenagem nunca se realizou até hoje.
Pelo respeito à memória de sua mãe,disse-lhe, de gerações de figueirenses e de tantos e tantos milhares de outros portugueses, que se revêm na canção Figueira, enquanto hino emocional de uma época e de um lugar, venho comunicar-lhe que não descansarei enquanto figueirense, até que a justa e devida homenagem a Maria Clara seja realizada, com a atribuição do seu nome a uma artéria relevante da cidade, que ajudou a conhecer, divulgar e a imortalizar.

João Saltão

Dez 2018





Comentários